Maio Cinza foi escolhido para conscientizar a população sobre os principais sintomas do Câncer de Cérebro. Este tumor, apesar de não ser tão frequente, afeta 4% da população, ocupando o 10º lugar na lista dos tumores que mais causam mortes no Brasil. Isso acontece tanto em homens, quanto em mulheres.
O cérebro é o órgão do nosso corpo que coordena todas as nossas funções, como a fala, coordenação motora, a memória, raciocínio e atenção. Quando esse órgão é acometido por um tumor, as células anormais passam a crescer de forma desordenada.
A preocupação maior é por ser considerada uma doença silenciosa, onde geralmente, as pessoas entendem que os sintomas são fatores comuns e acabam não procurando ajuda médica. Ao descobrir, muitas vezes, o câncer está avançado.
O tumor pode ser tanto benigno, quanto maligno. O primeiro desenvolve mais lentamente, podendo ser solucionado com uma cirurgia para remoção. Já os malignos, têm um crescimento acelerado e necessitam de tratamentos mais complexos.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 11 mil novos casos deste tipo de tumor por ano. O que não se sabe ainda é a forma de prevenção e alguns sinais são relevantes para verificar a situação junto a um médico, não esqueça de relatar todo e qualquer sintoma.

Fique atento:
Convulsões, tonturas, falta de equilíbrio, desmaios, dores de cabeça, perdas de visão, visão duplicada, gagueira ou perda da fala, dormência em pernas ou braços, confusão mental, dificuldade ou incapacidade de engolir alimentos e movimentos involuntários.

E quais as causas?
O câncer no cérebro está relacionado a fatores genéticos e ambientais, tabagismo e alcoolismo. Pode ser adquirido durante a vida ou podem ser hereditário. Alguns fatores aumentam os riscos, como:
– Exposição à radiação – profissionais que trabalham com raio-x;
– Pacientes que se submetem à radioterapia ou exames excessivos com radiação, como a tomografia;
– Deficiência do sistema imunológico, HIV;
– Exposição a chumbo, mercúrio, arsênico e agrotóxicos;
– Trabalhar em empresa petroquímica, indústria de borracha, plástico e outras.
Entenda a importância do diagnóstico precoce! (fonte – Nossa Saúde/Inca).