Janeiro, mês escolhido para enfatizar a importância da saúde mental.
Estima-se que há 3x mais possibilidade de depressão em pacientes oncológicos quando comparados à população geral.
Durante o diagnóstico e tratamento, além da depressão, existe maior vulnerabilidade para ansiedade, transtornos sexuais e suicídio.
Isso ocorre porque o câncer pode trazer dor, mudanças físicas, tratamentos invasivos, incertezas do tratamento, mudanças na rotina, dependência de cuidados, isolamento e outros.
Para tratar dessa temática e acolher os pacientes atendidos no Pacc, realizamos um encontro no dia 27 de janeiro, no Pacc São Carlos, com as psicólogas voluntárias da instituição Roberta Forgerini e Débora Machado que conduziram a roda de conversa trazendo questões sobre a aceitação da doença e buscando uma ressignificação positiva com resiliência para o enfrentamento do câncer.
Na proposta dessa Roda de Conversa, algumas questões foram abordadas:
“Como foi ou o que sentiu quando recebeu o diagnóstico da doença?”; “Qual a interpretação do paciente sobre a doença?”; “O que é depressão?”…
Após toda a abordagem e troca de experiência, a roda de conversa foi finalizada com a dinâmica do abraço.

Agradecemos pelo apoio das psicólogas @psirobertaforgerini e @debmachado21 e pela ação proposta “Janeiro Branco” por @jessyca_candido, responsável pela unidade Pacc São Carlos.

Aqui no Pacc tudo é feito com amor!